e-criativo

Blog


PANTANAL TERRITÓRIO CRIATIVO CHEGA EM CORUMBÁ E LADÁRIO, E FINALIZA CICLO DE PESQUISA EM SETE MUNICIPIOS PANTANEIROS.

            O “Pantanal Território Criativo – um panorama relacional da economia dos bens simbólicos a partir do artesanato sul-mato-grossense” encerra uma de suas principais etapas de levantamento e diagnóstico no contexto da economia criativa e cultural. A iniciativa tem autoria do professor e pesquisador cultural, Dr. Adriano Castro, e tem por objetivo desvelar a dimensão econômica da produção do artesanato em 7 munícipios da mesorregião pantanais-sul-mato-grossense: Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Miranda.

               O projeto tem apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), Fundação de Cultura e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e contempla ações de mapeamento dos arranjos simbólico-criativos do setor do artesanato, a identificação e caraterização do tipo de artesanato produzido na mesorregião do pantanal, além da realização de entrevistas e dimensionamento de variáveis-chave para a dimensão do impacto econômico do setor no território pantaneiro.

                Segundo um dos membros da equipe de pesquisa, Alessandro Cintra, que é Produtor Cultural e Especialista em Administração Pública, os Municípios de Corumbá e Ladário fecharam o ciclo de sete municípios pesquisados.

              “Corumbá possui Sistema Municipal de Cultura o que proporciona aos fazedores de cultura a democratização do acesso a recursos municipais através do FIC/ Pantanal para fomentar os trabalhos criativos, e algumas associações e grupos que juntos comercializam seus produtos de forma mais prática e associativa, como é o caso da Associação Pantanal Corumbá Produz, que possui um espaço para a comercialização de produtos de 29 artesãos e artesãs associadas, já o projeto Amor Peixe, dissemina a cultura corumbaense através da arte, transformação e  impacto dos seus produtos artesanais produzidos com o couro e a escama do peixe visando o empreendedorismo feminino, o reaproveitamento de materiais e a economia criativa como podemos ver nas imagens a seguir” , ressaltou Alessandro.

               “Em Ladário destacamos o Sr. Sebastião de Souza Brandão que é Mestre Cururueiro e possui em sua casa uma mini fabriqueta de violas de cocho, Sebastião possui 73 anos é ex ferroviário, tem um histórico muito rico com a cultura Sul Mato Grossense e com a viola de cocho, pois nasceu em berço de cururueiros, já recebeu premiação do IPHAN e da FCMS, e comercializa a viola de cocho feita em casa para grupos e festejos religiosos da região de Corumbá, Ladário e também na Bolívia”.

                   Ao final do mapeamento da produção do artesanato nos municípios situados na região pantaneira, a pesquisa será consolidada em um livro digital, que também será disponibilizado gratuitamente para acesso e download, o pesquisador Alessandro Cintra , agradeceu às Prefeituras, Secretarias de Turismo e Cultura, amigos e familiares pelo apoio a essa pesquisa no Território Pantaneiro.

Dr. Adriano Castro

Pesquisador e Consultor em Economia Criativa e Políticas Públicas adrianopcastro@gmail.com www.portalecriativo.com.br

Postagem em: 08/06/2023